sexta-feira, dezembro 06, 2013

Grupos da Copa 2 - Possível campanha do Brasil e jogos em Brasília

O Brasil tem tudo para fazer uma boa campanha nessa Copa. Senão vejamos: pegou adversários que não são lá essa bola toda na fase de grupos (Croácia, México e Camarões).

Nas oitavas de final pegará Espanha ou Holanda. A Espanha tremeu na final da Copa das Confederações e tremerá de novo, marquem minhas palavras. Já contra a Holanda, além de ser um partidaço, jogaremos mordidos pelo que houve em 2010.

Pula para as quartas. Pegará alguém do grupo C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão) ou do grupo D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália). Se for alguém do primeiro grupo, nenhuma preocupação (no máximo a Costa do Marfim - mas ela já estará tão feliz por finalmente ter passado da primeira fase que já estará bom). Já do grupo D a única seleção que realmente preocupa é a Itália. O Uruguai sinceramente não tem chances (e sepultarão pela 15º vez o fantasma de 1950). A Inglaterra é freguesa. No caso da Itália, precisamos fervorosamente torcer para que ela não dê NENHUM tropeção - a não ser que seja para ser eliminada, o que acharia uma pena para o futebol.

Agora, as semis. Pegaria o primeiro do grupo E (que seria a Suíça ou a França), o segundo do grupo F (provavelmente a Bósnia), o primeiro do grupo G (provavelmente a Alemanha) ou o segundo do grupo H (ou Bélgica ou Rússia). Não me preocupo com a França, pois apesar da freguesia recente dessa vez não há nenhum Platini ou Zidane no outro lado. Já a Alemanha é outra história. Claro, eles têm uma pressão psicológica de estarem há duas Copas empacados nas semi (já nós estamos nas quartas...). Mas esse segundo confronto seria imprevisível. No caso, é torcer para que a Alemanha dê um tropeço na fase de grupos ou, se não for possível, que vá pelo caminho (igualmente não acredito, a menos que pegue a Bósnia ou a Rússia nas quartas - alemães costumam cair contra seleções do leste europeu nas quartas, vide Bulgária em 1994 e Croácia em 1998. A Rússia chegando às semi-finais seria algo interessantíssimo....

Já quanto aos jogos de Brasília. Quem é daqui e se preparou para a Copa estudando inglês meio que se deu mal, pois os idiomas estrangeiros predominantes serão o francês e o espanhol. Vamos aos jogos:

Suíça x Equador - Comprei no escuro e fui premiado com esse verdadeiro clássico do futebol. Será um jogaço. NOT! Dá vitória da Suíça ou empate.

Colômbia x Costa do Marfim. Devia ter comprado esse ingresso... O jogo que definirá a primeira colocação do grupo. Imprevisível.

Camarões x BRASIL. O único jogo da Seleção aqui. Como tradição, na última partida o mando de campo não fica com o cabeça-de-chave. Óbvio que dá Brasil. A única possibilidade no contrário é se Camarões estiver precisando do resultado.

Possíveis jogos nos playoffs

Oitavas de final - 1º do Grupo E (Suíça, Equador, França, Japão) x 2º do Grupo F (Argentina, Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria) - Há alguma possibilidade de a Suíça jogar de novo por aqui, o que faz com que Brasília seja uma base natural dos helvéticos. Pode ser a França também, se o Equador resolver aprontar. Já no outro lado provavelmente teremos a Bósnia-Herzegovina. Aí é o momento de termos tuuuuuurbofolk!

Quartas de final - 2º ou 1º do grupo E (Suíça, Equador, França, Japão), 1º ou 2º do grupo F (Argentina, Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria), 2º ou 1º do Grupo G (Alemanha, Portugal, Gana, Estados Unidos) ou 1º ou 2º do Grupo H (Bélgica, Argélia, Rússia, Coreia do Sul) - No caso os do Grupo E e F não são os das partidas das oitavas, mas o do outro lado - Grandes possibilidades de um Argentina x Portugal aqui. Ou então um Argentina x Alemanha, caso esta tropece no seu quase grupo da morte. Disparado o melhor jogo.

Decisão de terceiro lugar - Sinceramente, FODA-SE a decisão de terceiro lugar!


Nenhum comentário: