domingo, julho 11, 2010

Copa 2010 - Brasil: tratando as coisas como elas foram

Ah, essa Copa... Para explicar a nossa derrota, devemos voltar a 2006. Retomando os arquivos do blog, a imprensa foi SIM uma das principais responsáveis pela derrota, por mais que jornalistas sejam bichos corporativistas. Aqui e aqui a minha impressão da época. Não retiro uma palavra.

Houve o problema do salto alto, houve o problema do excesso de liberalidades na seleção, principalmente para promover os interesses das emissoras, e houve o problema da teimosia do Parreira em manter as estrelas em campo mesmo elas não merecendo isso. Para isso, o capo Teixeira escolheu Dunga, para criticar o que foi chamado de 'falta de postura'. Dunga resolveu o primeiro problema, inverteu o segundo problema e readaptou o terceiro. Além de ter criado um quarto.

O Dunga teve méritos em tirar o salto alto dos jogadores. Não jogamos pensando que eramos a cereja no bolo. Como infelizmente o trabalho do Dunga será totalmente desvalorizado, esse será nosso principal problema para 2014, já que começamos de forma péssima com essa coisa de "ah, a Copa vai ser aqui e nós VAMOS ganhar!".

Outro mérito do Dunga, ainda nesse aspecto, foi terminar com o estrelismo. Acho muito engraçado o pessoal criticando o Dunga por não ter convocado o Neymar e o Ganso, sendo que ambos surgiram esse ano e nenhum técnico seria LOUCO de convocar jogadores que não testou. Vai saber se eles não sentiriam a camisa? Além do mais, Ganso nessa Copa fez cirurgia de artroscopia, e seria mais um bichado no time. Embora provavelmente não fizesse o papelão que o felipe melo fez...

No segundo caso, Dunga resolveu um problema de forma errada. Houve um excesso de liberalidade no trato com a imprensa na Copa passada? Sim. A solução? Acabar com esse excesso. A solução do Dunga? Cortar o máximo possível de contato com a imprensa. Ele errou no diapasão FEIO aí. Talvez pelo fato de guardar rancor com o tratamento que a imprensa sempre dedicou a ele desde a época de jogador. Guardar rancor é normal e compreensível (e falo com conhecimento de causa). Mas ele devia ter se espelhado em 2002, no que deu certo antes. Não consta que o Felipão tenha tentado fechar hermeticamente o time. Infelizmente vai ficar com a pecha de ter feito uma Copa que foi uma porcaria (mas nem de longe como 2006, já já falo disso).

Resta as estrelas. Dunga de forma geral tratou os jogadores da forma devida. O problema é que ele se mostrou extremamente limitado. A principal diferença dele em relação ao Parreira 2006 é que enquanto este manteve o time ruim por ESCOLHA, aquele manteve por falta de capacidade de jogar de outra maneira. MAS, no caso do Dunga, pode ser alegada falta de sorte, por: 1) ausência do Elano. Desde SEMPRE o Elano era peça fundamental no time de Dunga (como o Ringo Starr era para a unidade dos Beatles). Com a botinada do jogador marfinense o esquema dele foi parcialmente destruído; 2) o 2º cartão amarelo do Ramires, que fez com que aquele felipe melo voltasse contra a Holanda e acontecesse o que aconteceu. Será que Dunga manteria o Ramires se isso não acontecesse? Considerando que ele só tirou o felipe melo e o Júlio Batista contra Portugal não por sangue quente e incompetência técnica, respectivamente, mas por terem se machucado, talvez não. Mas quem sabe...?

O time do Dunga foi péssimo se comparando com 82 e 86, mas foi bem se comparar com 90 e 06. A campanha do Parreira foi melhor? Sim, mas o grupo dele não foi considerado "de morte"... Além disso, na partida que fomos eliminados dessa vez jogamos bem o 1º tempo, enquanto que em 2006 não jogamos NADA a partida toda (aliás, muito engraçado o Casagrande descendo a lenha no Dunga, justo ele que estava com os olhos marejados com a falta de postura em 2006).

O quarto problema (na verdade o terceiro, considerando que resolveu o primeiro) foi o despreparo emocional do time. Aí sim, o Dunga pode ser considerado culpado. Se eu sou um jogador e vejo meu técnico esperneando desesperado na lateral é bem capaz que me destabilize. Aí também entra o Jorginho, o hipócrita (além de fazer um sub-grupo de jogadores crentes e de indicar pessoas para cargos-chave na seleção - como olheiros - pelo fato de serem crentes, levou toda a família para a África do Sul e se encontrava com eles, desrespeitando regra que foi um dos patrocinadores). Tivesse Dunga um auxiliar técnico como Maradona teve com Billardo, ele prestaria mais atenção no emocional da partida (tirando Kaká antes dele ser expulso, assim como felipe melo).

Que o próximo técnico mantenha o anti-estrelismo (principalmente em clima de já ganhou, que aqui será fortíssimo), seja moderado no trato com a imprensa (nem tão aberto como 2006 nem tão fechado como 2010), tenha opções para mudanças táticas, não perca a cabeça e tenha sorte em não pegar jogadores bichados.

Ah, na dúvida faça o último amistoso contra a Islândia - isso deu sorte em 94 e 02 -, não convoque tantos ex-flamenguistas, só mantenha o Júlio César se ele se separar da Suzana Werner, mantenha o Zico, o Lula e o Mick Jagger o mais longe possível de quaisquer envolvimentos com a seleção e acabe com aquela maldita campaha anti-racismo das quartas.

PS: felipe melo deve ser PROSCRITO da seleção. Nada de "ah, ele tem que melhorar a cabeça". NÃO, NÃO E NÃO!!!

Nenhum comentário: